sábado, 20 de junho de 2015

Os corticoides e a osteoporose

        A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição progressiva de massa óssea levando a redução da resistência do osso e elevando o risco de fraturas. Pode ser divida em dois tipos, primaria e secundaria. A osteoporose primaria ocorre principalmente devido ao envelhecimento já a secundaria é ocasionada por doenças, medicamentos, entre outros fatores secundários que não o envelhecimento.





         Um dos efeitos colaterais do uso de glicocorticoides é a diminuição da formação óssea, devido a apoptose dos osteoblastos e osteócitos (células responsáveis pela formação e manutenção da matriz óssea). Os glicocorticoides também aumentam a reabsorção óssea. Paralelamente a esses problemas esses hormônios também ocasionam a redução da absorção de cálcio pelo intestino e estimulam a liberação dos mesmos pela urina, levando assim ao quadro de osteoporose secundaria.
         Todas as pessoas que fazem o uso de corticoides podem apresentar perda de massa óssea, mas crianças e mulheres são as mais sensíveis.  A melhor forma de se prevenir a osteoporose causada por glicocorticoides é fazendo o uso de suplementos de cálcio e vitamina D, além de dietas saudáveis ricas nessas substancias.                                                                                                                                                                                                                              
                                                                                                                                                                                                                                                       
 Escrito por: Ana Paula Araújo                                                                                                Referências: http://www.scielo.mec.pt/pdf/am/v20n5-6/v20n5-6a04.pdf   

Nenhum comentário:

Postar um comentário