quinta-feira, 25 de junho de 2015

PESQUISA ! Uso de corticoides.



Nós fizemos uma pesquisa nas redes sociais com usuários de corticoides, a respeito da forma de uso dos corticoides, com perguntas simples, como, se faz uso com frequência, se teve prescrição médica, qual foi a forma farmacêutica utilizada (tópico, injetável, oral), se teve e quais foram os efeitos colaterais e para que doença usou o corticoide. E o resultado foi bem interessante, como vemos abaixo.
 
Como podemos ver, a maioria dos usuários de corticoides, não usa com frequência e a forma farmacêutica mais comum é a oral ( comprimidos, xaropes). E é surpreendente que quase a maioria faz uso sem indicação médica ( 45,9 %), isso é de certa forma preocupante porque o uso incorreto de corticoides pode causar diversos efeitos colaterais, alguns efeitos perigosos, como, osteoporose e diabetes.


 

Nesta imagem podemos ver que poucos usuários tiveram efeitos colaterais com o uso de corticoides, e os que tiveram, os mais comuns foram retenção de líquidos, desequilíbrio hormonal e o aumento dos níveis de colesterol.
Uma das respostas escrita em Outros efeitos colaterais, nos surpreendeu. Veja abaixo:

 

Após discussões sobre o porquê o uso de corticoides ter abaixado o nível de corticoide, chegamos a uma possibilidade. O cortisol do usuário pode ter abaixado pela retirada inadequada do medicamento, causando insuficiência adrenal, ou seja, as glândulas adrenais responsáveis pela produção de cortisol naturalmente diminuem a produção durante o tratamento e se houver uma retirada brusca elas continuam produzindo pouco cortisol durante um tempo até se regularizarem. 
Você quer saber mais sobre a retirada de corticoides: http://conhecendooscorticoides.blogspot.com.br/2015/06/retirada-dos-corticoides.html 



Aqui vemos para quais doenças foi feito o uso de medicamentos à base de corticoides, a maioria fez uso para alergias, inflamações e bronquite crônica. A maioria ( 86,5%) teve um tratamento efetivo com medicamentos à base de corticoides.

Escrito por: Eduarda Ducasble.

Referências:
http://conhecendooscorticoides.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei muito da matéria, os gráficos são impressionantes, parabéns pela coleta e explanação dos dados.
    Na nossa página explicamos um pouco sobre eles, depois confira lá.

    ResponderExcluir