segunda-feira, 8 de junho de 2015

Paracoccidioidomicose e a doença de Addison

 

  Causada pela Paracoccidioides brasiliensis que é um fungo que está presente na zona rural do Brasil e outros países da América do Sul afeta, normalmente, homens com mais de 30 anos de idade que habitam essas zonas rurais.
  
  O fungo se localiza nos pulmões que as vezes pode formar granulomas (nódulo decorrente de processo infeccioso) que dificulta a sua eliminação do organismo.
  
  Se não diagnosticado os sintomas como pneumonia, febre, tosse e falta de ar podem vir a aparecer e facilmente confundidos com outras doenças.
  
  A questão é que, em poucos casos quando já há lesão nas supra-renais devido a atuação do fungo, o diagnóstico da doença de Addison aparece. A pigmentação da pele e gengiva passam a ser evidentes, e se não tratado o quadro clínico pode complicar devido a hipoglicemia, desregulação dos níveis de cortisol
  
  Nessas condições, um estudo mostrou que ao tratar um dos pacientes que já usava sulfadiazina, apresentou resultados positivos ao usar anfotericina B, e possibilitou a alta de cortisol por meio de injeção de ACTH, sendo considerável a possibilidade de uma recuperação funcional das supra-renais.

Escrito por: Mayron Oliveira


Referências:

Acometimento da supra-renal associado a paracocciodioidomicose; Leonardo Maurício Diniz, Ênio Roberto Pietra Pedroso e Eduardo Bambirra; Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 21(4): 173-176, Out-Dez, 1988

Compacto dicionário ilustrado de saúde 2ª edição 2007, Carlos Roberto Lyra da Silva, Dirce Laplaca Viana, editora Yendis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário